Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011
Briefing e Estado da Arte

 Como prometido, concluímos o Briefing e Estado de Arte do nosso projecto.

Briefing

 

Pretende-se, com o Projecto, o desenvolvimento da primeira rede social portuguesa exclusivamente direccionada ao público infantil, segura, onde as crianças possam comunicar, partilhar informação, jogar e participar noutras actividades lúdico-didácticas disponíveis na plataforma.

Considerando o objectivo geral do Projecto e o estudo efectuado sobre o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, que nos permitiu compreender melhor as competências e interesses das diferentes faixas etárias, definimos como público-alvo crianças dos 7 aos 11 anos de idade, de ambos os sexos.

Como referido anteriormente, esta rede social difere das muitas já existentes pela exclusividade de acesso a crianças (e aos seus pais/encarregados de educação como forma de monitorizar a actividade).

Pretendemos que esta rede permita às crianças uma iniciação às redes sociais que os esperam no futuro: poderão familiarizar-se com as funcionalidades típicas destas plataformas, num ambiente monitorado e mediado. Serão enfatizadas as boas práticas na utilização deste tipo de plataformas, assim como prevenção e segurança na utilização das suas funcionalidades. Existirá um sistema de ajuda, orientação e informação sobre estas boas práticas, baseado em animação, que acompanhará a criança no executar das principais acções/utilização das principais funcionalidades.

A plataforma terá funcionalidades pré-definidas, como a possibilidade de trocar mensagens em chat, adicionar novos amigos e partilhar fotografias, desenhos e vídeos, e permitirá ainda que os utilizadores possam adicionar novos conteúdos (por exemplo, criação de grupos e áreas temáticas).

Para garantirmos a segurança dos utilizadores será implementado um sistema com vista a controlar e orientar toda a navegação da criança pela plataforma, de forma a prevenir os perigos inerentes. A criação do perfil das crianças deverá ser acompanhada por parte dos seus pais e/ou encarregados de educação e ficará dependente de um processo de confirmação da identidade destes últimos. Os pais terão acesso a um histórico das actividades da criança e poderão definir níveis de autonomia para os seus filhos (por exemplo, os pais poderão definir se o adicionar de novos amigos fica ou não dependente da sua aprovação).

Existirá uma área destinada aos pais/encarregados de educação, onde serão explicadas as estratégias de segurança implementadas, bem como o perigo que pode resultar do não cumprimento das mesmas.

Todo o conteúdo divulgado e partilhado será controlado por uma equipa de moderadores.

Pretendemos, para além do propósito inicial de criar uma rede social infantil em Portugal, dar oportunidade às crianças de poderem ter um maior contacto com as novas tecnologias e usufruírem, em segurança, de todas as vantagens que estão associadas à socialização virtual, já que a internet faz parte do seu mundo e entrarão em contacto, eventualmente, com outras redes sociais sem as preocupações com a sua segurança existentes neste projecto.

 

Estado da Arte

 

Disponível aqui.

Em conclusão, ao analisarmos o Estado da Arte no que toca a redes sociais destinadas a crianças, podemos assumir que já existem algumas alternativas no ponto de vista internacional, ao contrário do que acontece no ponto de vista português, já que nada foi desenvolvido nesta área até à data.

Das opções que analisámos, concluimos que na generalidade, hà uma grande preocupação com a segurança das crianças, isto é, a maioria das redes sociais existentes adoptaram diversas estratégias de segurança para proteger os seus utilizadores. Encontrámos o método por login via Facebook, o sistema de identificação por webcam, confirmação de parentesco via e-mail, autorização de registo utilizando detalhes do cartão de crédito, entre outros diversos instrumentos de segurança.




.Website Infantes.pt
Rede Social para Crianças
.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.posts recentes

. Relatório Final

. Projecto

. Módulo 6 - Testes

. Entrega Módulo 6 - Versão...

. Calendarização dos testes...

. Plano de Testes

. Funcionalidades a Desenvo...

. Correcção de Erros/Bugs

. Actualização Icons

. Re-estruturação do site

.arquivos

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

.Website Infantes.pt
Rede Social para Crianças
blogs SAPO
.subscrever feeds