Quinta-feira, 17 de Março de 2011
Viabilidade Tecnica

Solucoes_Tecnicas_-_Final.pdf

Para o desenvolvimento do documento de apresentação dos requisitos e soluções técnicas do projecto, decidimos dividi-lo em três grandes conceitos: uma tabela para o Servidor e Tecnologia utilizada na Base de Dados, uma tabela para as linguagens a utilizar e, por fim, uma tabela descritiva do software possível para a implementação da plataforma. As escolhas efectuadas pela equipa foram marcadas visualmente nas tabelas (assinaladas a verde).

Nas primeiras duas tabelas que indicàmos acima, foi utilizada uma coluna adicional (1ª coluna), no sentido de indicar quais os grupos funcionais (descritos no documento de Requisitos Funcionais) que irão utilizar essas tecnologias.

No que toca ao servidor, decidimos optar por aquele providenciado pela Universidade, já que é gratuito e compatível com as nossas necessidades.

Em termos de tecnologia da Base de Dados, optámos pelo MySQL, visto que, para além de ter sido a tecnologia trabalhada ao longo do curso,tem uma excelente performance, estabilidade e é gratuita.

Passando às linguagens de formatação do conteúdo da plataforma, recorremos ao CSS, já que é a solução mais eficaz, simplificando o código HTML da página.

Em termos de linguagens de representação de informação, escolhemos o HTML 4, pois a outra opção, HTML 5, é uma solução bastante recente, não suportada em browsers mais antigos e a equipa não se sente preparada para conseguir tirar o máximo partido da mesma. Para além disso, o HTML 4 é compatível com todos os browsers do mercado.

O Javascript foi a linguagem escolhida para ser executada do lado Cliente. Dessa forma, vamos utilizar a Framework JQuery para conseguir simplificar os scripts de JavaScript .

A linguagem Server-Side escolhida foi o PHP porque é uma linguagem opensource com bastante documentação online disponível,tem um excelente suporte no MySQL, oé uma linguagem na qual os membros da equipa já têm bastante formação e conhecimentos e foi a solução entendida pela equipa como a sendo a melhor para este fim.

Falando de Software de desenvolvimento da plataforma, as soluções encontradas foram o Adobe Dreamweaver CS3 (fruto da experiência da equipa nesta aplicação), o MySQL Workbench (por ter sido o utilizado nas aulas e pela sua simplicidade) para a criação da Base de Dados, o FlySpeed SQL Query para a gestão da mesma (por ter sido também utilizado nas aulas) e o Adobe Flash CS3 em detrimento do Director, pois consideramos uma solução inevitávelmente mais eficaz e eficiente na criação de conteúdo deste tipo.

 




.Website Infantes.pt
Rede Social para Crianças
.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.posts recentes

. Relatório Final

. Projecto

. Módulo 6 - Testes

. Entrega Módulo 6 - Versão...

. Calendarização dos testes...

. Plano de Testes

. Funcionalidades a Desenvo...

. Correcção de Erros/Bugs

. Actualização Icons

. Re-estruturação do site

.arquivos

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

.Website Infantes.pt
Rede Social para Crianças
blogs SAPO
.subscrever feeds