Sexta-feira, 15 de Abril de 2011
Especificação Técnica

Com o intuito de clarificar os objectivos do utilizador e os constrangimentos que estes criam no desenvolvimento e para o funcionamento da nossa rede social, desenvolvemos a Especificação Técnica da nossa aplicação, que apresentamos abaixo.

Arquitectura de Sistema

No documento da Arquitectura de Sistema, apresentamos um diagrama que relaciona as principais componentes do nosso projecto, permitindo assim avaliar as necessidades físicas e tecnológicas (hardware, software) do projecto.

Assim, neste documento, podemos perceber que existem 4 tipos de utilizadores na rede social: as crianças, a quem se dirige a mesma, o Administrador responsável por manter o bom funcionamento dentro da rede, o pai ou responsável pela criança e sua conduta, e que toma decisões quanto ao que a mesma pode ou não fazer dentro da rede; por fim, o utilizador não registado, que tem acesso apenas a áreas informativas da plataforma.

Qualquer um destes utilizadores necessita de ter um dos browsers apresentados para correr o website: Firefox, Internet Explorer, Chrome, Opera ou Safari.

Do lado referente ao servidor (Server Side), podemos encontrar o nosso servidor Apache (linlabmm.ca.ua.pt), onde está armazenada a rede social (RSPC), estando ao dispor do utilizador tecnologias como o PHP, XML, JavaScript e as suas duas frameworks: AJAX e jQuery, o CSS e o HTML.

Também no mesmo servidor estará armazenada a Base de Dados onde ficarão armazenados todos os mais diversos dados gerados na plataforma. A comunicação entre a Base de Dados e o servidor será feita através da utilização de PHP.

Para finalizar, temos a correr na plataforma duas API's: o Google Web Fonts, de onde utilizamos uma fonte que está sempre disponível para o utilizador, quer ele a tenha ou não no seu computador instalada; e o Paypal, que será utilizado para identificação e confirmação de identidade do Pai da criança que se quer registar.

Assim, a Arquitectura do nosso Sistema é a seguinte:

A nossa Rede Social é composta por diversos módulos, entre eles acções como o Registo, Login, Logout, criação de álbuns fotográficos, grupos ou eventos, etc.

Abaixo podem ver enumerados estes módulos:

Arquitectura de Sistema

Mapa de Navegação

O segundo documento da Especificação Técnica é o Mapa de Navegação. Neste documento estão descritos os vários caminhos que os diferentes utilizadores podem seguir, assim como as páginas associadas a cada uma das funcionalidades disponibilizadas.

Mapa de Navegação

Fluxogramas

Após uma revisão dos Requisitos Funcionais e do Mapa de Navegação da nossa plataforma, seleccionamos as principais funcionalidades da mesma e criámos fluxogramas detalhados de cada uma dessas funcionalidades:

Registo

Login

Nível de Segurança

Criar Álbum de Fotografias

Criar Post

Criar Grupo/Evento

Adicionar Fotografia

Escolher Estado de Espírito

Jogar

Comprar Produtos na Loja

Adicionar Amigo

Apagar Conteúdo

Comentar

 Personalizar Avatar

 

 




.Website Infantes.pt
Rede Social para Crianças
.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.posts recentes

. Relatório Final

. Projecto

. Módulo 6 - Testes

. Entrega Módulo 6 - Versão...

. Calendarização dos testes...

. Plano de Testes

. Funcionalidades a Desenvo...

. Correcção de Erros/Bugs

. Actualização Icons

. Re-estruturação do site

.arquivos

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

.Website Infantes.pt
Rede Social para Crianças
blogs SAPO
.subscrever feeds